A Glândula Tiróide (ou Tireóide)

Posted · Add Comment

A tiróide (ou tireóide) é uma glândula localizada no pescoço e que produz hormônios essenciais para manter todo o funcionamento do organismo em equilíbrio. Os principais hormônios tiroidianos que circulam no sangue são o T3 e o T4.

Existe um sistema no organismo que controla a função da tiróide, que é constituído pela hipófise, glândula que produz o TSH (hormônio estimulador da tireóide), e pelo hipotálamo que produz o TRH (hormônio liberador de TSH), que ficam localizados no cérebro. Este sistema funciona por um mecanismo de retroalimentação (ou feedback) negativo.

Pequenas oscilações na liberação de T3 e T4 podem ocorrer normalmente ao longo do dia, ou podem ser determinadas por stress, temperatura, idade, alimentação, presença de outras doenças.

Assim, em um indivíduo normal, quando a produção hormonal pela tireóide diminui, esta queda hormonal é detectada pela hipófise que por sua vez aumenta a produção de TSH, e também faz aumentar a produção de TRH.

Esta resposta de aumento do TSH e do TRH, por sua vez, fazem com que a tiróide normal aumente a produção hormonal reestabelecendo o equilíbrio. Este mecanismo atuante constantemente mantém a produção dos hormônios tiroidianos, do TSH e do TRH normais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais