Atividade Física na Infância é Fundamental

Posted · Add Comment

“A criança que pratica atividade física tem uma melhor qualidade de vida e leva isso para a vida adulta.”

É fato que o índice de obesidade infantil tem aumentado nos últimos anos. De acordo com dados do IBGE, no Brasil, nos últimos 30 anos aumentou em 35% a proporção de crianças e adolescentes acima do peso. Isto ocorre devido a genética, ao sedentarismo e a falta de estímulo dos pais para uma rotina alimentar adequada e a prática de atividade física.

A vida moderna contribui para esta tendência devido a espaços mais restritos para lazer, uso de vídeo games, horas em frente ao computador, tudo isso aliado a uma alimentação inadequada como alimentos semi-prontos e fast foods.

Entendamos atividade física infantil qualquer movimento corporal, como brincar, correr, pular, participar de jogos interativos, com liberdade e descontraidamente.

A criança pode até praticar um esporte regularmente, mas sem estímulo a competição e nem cobranças excessivas pelo menos até os 12 anos de idade. Deve-se estimular a brincadeira, o lado lúdico.

A criança que pratica atividade física tem uma melhor qualidade de vida.

Ela controla seu peso, melhora a sua capacidade cardiorrespiratória, dorme melhor, melhora sua auto-estima, sua auto-confiança, melhora sua expressividade e em termos fisiológicos reduz as condições para o desenvolvimento na vida adulta de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, o diabetes, as doenças do aparelho respiratório, entre outras.

Portanto, a atividade física na infância é uma necessidade! E é papel dos pais, médicos e professores estimular a prática de atividade física, sempre respeitando os limites de cada criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais