Câncer de Tireoide, tratamentos e cuidados

Posted · Add Comment

O tratamento do câncer de tireoide é feito inicialmente através de uma Biopsia que retira partículas da massa, em alguns casos opta-se pela cirurgia de retirada da glândula.

É feita então uma estratificação de risco para classificar a doença como baixo, intermediário ou alto risco.

Quando diagnosticado que se tratar de paciente de alto risco é feita a complementação do tratamento com uma dose terapêutica de Iodo radioativo e acompanhamento médico.

Os pacientes de risco baixo ou intermediário, nem sempre precisam de iodo radioativo e devem ser acompanhados em consulta periódicas pelo endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço, por 5 a 10 anos.

Nestas consultas o médico vai questionar sobre sintomas, examinar sempre o paciente e solicitar exames laboratoriais, como Hormônio estimulante da tireoide (TSH) e Tireoglobulina (Tg); e de imagem, geralmente ultra-sonografia do pescoço.

Caso o paciente apresente  aumento da Tg, é indicado fazer o exame  Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI) para procurar tecido tireodiano e ou metástases.  Se a PCI for positiva, passa-se a administrar o tratamento adequado.

A pesquisa de corpo inteiro também pode ser indicada para ser checar a cura da doença após 1 ano da cirurgia.

Para que serve cada exame no pós-operatório do câncer de tireoide?

A dosagem  do TSH   mostra se a dose da levotiroxina está correta .

Tireoglobulina pode indicar sinais de metástase ou recidiva de doença, uma vez que quem teve a tireoide removida, deve ter níveis bem baixos.

A ultrassonografia do pescoço serve para checar se há alguma lesão suspeita de recidiva ou metástase local.

Pesquisa de corpo inteiro : é um exame que exige preparo especial retirando da dieta todo os alimentos e produtos que contem iodo 15 dias antes, e deve ser realizada em vigência de TSH elevado. Serve checar restos de tecido metástase locais ou a distância.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais