Cirurgia Bariátrica

Posted · Add Comment

O que é  cirurgia bariátrica?

A Cirurgia Bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago é  uma plástica feita no estômago que tem por finalidade a redução de peso em pessoas com o IMC (Índice de Massa Corpórea) muito elevados e no auxílio a tratamento de doenças causadas pela obesidade.
Em quais casos é indicada?
A Cirurgia é indicada, para pacientes obesos com IMC> 35 kg/m2 e que apresentam algumas complicações como: apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de colesterol e/ou triglicérides, refluxo gastrointestinal , e problemas articulares, ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico ,incluindo o uso de medicamentos. (A resolução 2.131/15 do Conselho Feral de Medicina especifica todas as condições que poderão ter indicação  de cirurgia bariátrica)
Quais os tipos de cirurgia existentes?
Quem determina a melhor técnica a ser utilizada em uma Cirurgia Bariátrica são  o endocrinologista e o cirurgião , após analisar cautelosamente os exames laboratoriais, histórico clinico do paciente e qual  o objetivo.
há 2 tipos de cirurgia: restritivas e mistas.
Restritivas: São aquelas que diminuem o tamanho do estômago, e onde a perda de peso se faz pela
redução da ingestão de alimentos. São elas: Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou
Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”.
-Mistas: São aquelas onde além da redução do estômago é feito um desvio no trânsito intestinal. E onde, além da redução na ingestão de alimentos ocorre a redução na absorção dos mesmos, representadas pela cirurgia de Scopinaro e pelo by-pass gástrico em Y de Roux.
Benefícios da Cirurgia
Além da perda de peso consideravelmente rápida, a cirurgia beneficia o tratamento de todas as outras
doenças relacionadas a obesidade. A literatura mostra altos índices de remissão em  hipertensão, diabetes, dislipidemias, esteatose hepática e depressão  . Sem contar na melhora da qualidade de vida do paciente como um todo.
Cuidados
É  primordial que o paciente tire todas as suas dúvidas com o endocrinologista e o cirurgião para conhecer muito bem todos os riscos e benefícios da cirurgia bariátrica, assim como ter avaliação cardiológica, psicológica e nutricional no pré-operatório. A intervenção impõe uma mudança definitiva nos hábitos alimentares do paciente  e a necessidade de suplementação com vitaminas e nutrientes para evitar reganho de peso e deficiências nutricionais. O acompanhamento multidisciplinar a longo prazo  por  endocrinologista, nutricionista e psicólogo são fundamentais assim como o apoio da família em todas as fases do processo.  O sucesso da cirurgia depende de todos estes cuidados. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais