Como Envelhecer com Saúde e com Qualidade de Vida

Posted · Add Comment

Atualmente quem nasce no Brasil tem expectativa minima de vida de 74,6 anos, índice apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir da terceira idade o corpo sofre mudanças no sistema imunológico, e o organismo fica mais vulnerável a algumas doenças. Mas, se adotados métodos preventivos no dia a dia, as chances de se envelhecer com saúde são bem maiores.

Até bem pouco tempo, envelhecer era sinônimo de doença. Hoje, pensa-se que o idoso, para viver bem, e melhor, precisa manter tanto seu corpo são como também sua mente. Tomando estas medidas é sim possível aumentar a expectativa de vida.

O idoso deve ser em primeiro lugar respeitado, mantendo sua individualidade e sua independência. Podendo frequentar lugares, viajar, se relacionar com pessoas, se divertir.

Praticando as mesmas atividades que pessoas de meia idade praticam, porém com moderação e acompanhamento quando necessário.

É cada vez mais comum vermos idosos frequentando academias, grupos de terceira idade, viajando em excursões, praticando caminhadas, frequentando restaurantes, cinemas entre outros locais. A visão de idoso acamado aguardando o fim da vida e totalmente dependente fica cada vez mais no passado.

É a quebra do paradigma que taxava o idoso como incapaz.

E pelo contrário, mantendo a mente sempre ativa, o corpo exercitado, uma alimentação saudável e de qualidade, ingerindo água com frequência para se manter hidratado, fazendo visita periódicas ao médico para exames de rotina, e tendo um convívio com amor, respeito e reconhecimento o idoso pode desfrutar de uma terceira idade tranquila e feliz!

Caminhar, passear ao ar livre, conversar com amigos, sentir-se útil, é um dos grandes segredos! Ociosidade e Sedentarismo mina a vida do idoso, tornando-o depressivo e  solitário, o que é um fator importante para se manifestar doenças cognitivas, aumento de índices de diabetes, colesterol alterado, perda de sono, falta de apetite, osteoporose , desgaste muscular entre outras.

Por isso reflita nestas questões, e se você possui um ente idoso por perto, faça o possível para que ele tenha muitos anos de vida pela frente, faça-o sorrir.

E, se você já está na terceira idade, ou, na melhor idade como se é chamada atualmente, reveja seus conceitos, divirta-se,  é a hora de você poder curtir a vida, com cautela, com cuidados, mas com muita saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais