Conheça 6 Mitos e Verdades sobre diabetes

Posted · Add Comment

Muito se fala sobre o diabetes, mas você sabia que esta doença grave atinge 8,9% da população brasileira?

O Diabetes é uma condição na qual o organismo não produz insulina ou é insensível à sua ação, o que faz com que as taxas de açúcar no sangue aumentem. O número de brasileiros com diabetes cresceu 61% em 10 anos, de acordo com uma pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde.

A prevenção das complicações depende de alimentação adequada, atividade física e medicamentos. Mas vale lembrar que há pacientes que precisam somente de comprimidos e outros da associação de medidas com a insulina em injeções diárias.

Tendo esse crescimento em vista, a divulgação de informações sobre o diabetes torna-se cada vez mais importante e necessária, mas, às vezes, pode ser equivocada. E é por isso que separei neste ARTIGO 6 MITOS e VERDADES sobre a doença:

  1. Alguns alimentos ajudam no controle da glicose

VERDADE! Alimentos integrais ajudam a controlar o nível de glicose no diabético, pois atrasam a absorção da glicose pelo sangue, estabilizando assim a doença. Por isso é melhor escolher massas e arroz integrais do que os brancos, e mesmo assim, em quantidades moderadas.

  1. Diabetes é contagioso

MITO! Nenhum  diabetes pode ser transmitido para outra pessoa como um doença contagiosa. Pois se trata de uma doença autoimune ou genética.  Por incrível que pareça, esta dúvida ainda existe nos dias de hoje, daí a importância do esclarecimento para não gerar preconceitos.

  1. Insulina causa dependência química

MITO! Muitas pessoas já escutaram falar que a aplicação da insulina causa dependência, porém não é verdade. Não podemos falar em dependência, pois é uma necessidade do organismo  do paciente.

  1. Pode-se substituir o açúcar pelo adoçante

VERDADE! Os adoçantes foram desenvolvidos justamente para substituir o açúcar  mantendo o prazer do sabor doce , mas sem contribuir no aumento da glicose no sangue. Existem várias opções no mercado como: aspartame ,sacarose, ciclamato, sorbitol, xilitol e stévia.

  1. Diabético não pode fazer exercício físico

MITO! O exercício físico é um dos pilares do tratamento do diabetes, porém é necessário ter muita atenção. Em diabéticos que usam insulina deve haver um equilíbrio mais rigoroso entre alimentação, atividade física, horários e doses de aplicação e checagem da glicose no sangue para evitar as indesejáveis hipoglicemias.

Extra: tomar insulina dói?

Na verdade, depende da sensibilidade de cada paciente. Hoje em dia as agulhas estão bem menores, diminuindo este desconforto, o que faz com que a aplicação seja quase indolor.

Se tiver dúvidas, deixe seu comentário ou agende sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais