Cuidados para Diabéticos no Inverno

Posted · Add Comment

Os Diabéticos possuem maior risco de infecções, alterações circulatórias nas extremidades e infarto no inverno.

 

De forma breve vamos falar sobre esses eventos e como podemos preveni-los

 

Infecções

No inverno, a queda da temperatura ambiente pode causar queda da imunidade e propiciar o aparecimento de resfriados, bronquites e até pneumonia.  Além disso, nesta época a tendência é abusar na alimentação e deixar de exercitar-se . Assim o paciente diabético pode  ficar com a glicose alta , o que também  contribui  para imunidade baixar .

 

 

Falta de circulação de sangue nas extremidades

No inverno a temperatura ambiente mais baixa leva o organismo a querer proteger os órgãos internos na temperatura normal de aprox. 36 graus. Com isso os vasos sanguíneos periféricos se contraem, processo chamado de vasoconstricção.  Assim, no inverno, o diabético que já tem algum grau de comprometimento circulatório nos pés, pode começar com arroxeamento das pontas dos dedos, frialdade e perda de sensibilidade.

 

 

Infarto e AVC

infartos do miocárdio e AVCs no inverno também estão relacionados ao processo de vasoconstrição. Causando aumento da pressão arterial e consequentemente maior esforço do coração para fazer o sangue circular.

O aumento da pressão sobre a parede dos vasos que estão com o calibre reduzido, além de sobrecarregar o coração, facilita o desprendimento de placas de gordura que podem estar localizadas no interior das artérias, eventualmente bloqueando o fluxo do sangue para o coração e para o cérebro. Os diabéticos possuem maior chance de ter aterosclerose ( placas de gordura), mas nem todos tem, por isso a preocupação maior com essas pessoas.

 

Prevenção

  • Manter a alimentaçao equilibrada;
  • Não deixar de fazer seus exercicios físicos;
  • Usar as medicações regularmente;
  • Tomar bastante liquido, dica chás quentes;
  • Hidratar a pele dos pés;
  • Suplementar a vitamina C;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Agasalhar-se bem, usar luvas e meias de lã.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais