Dicas para superar este período de isolamento

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A nossa rotina e nossas agendas nos mantém preenchidos, cumprir o check list no final do dia nos dá a sensação de dever cumprido e nos incentiva para os desafios do futuro, e assim seguimos a vida. Mas, se de repente, você é obrigado a ficar em casa por, no mínimo, um mês, precisa evitar o tédio, a ansiedade e até a depressão seguindo alguns cuidados.

A quarentena vai acabar e tudo vai voltar ao normal. Você já pensou como isso irá te afetar no final do processo?
Para evitar problemas como ansiedade, depressão ou alguma patologia, vamos dar algumas dicas para você manter uma rotina saudável em casa e sair dessa com tudo para voltar à rotina.

• Aproveite para cuidar melhor da alimentação.
Quem trabalha fora diz não ter tempo para cozinhar, tem que comer rápido, geralmente um lanche ou que os almoços sociais da empresa são muito fartos e irresistíveis. Agora não tem desculpa! Ficando em casa você pode comer na hora certa, procurar receitas light na internet e preparar refeições mais saudáveis . Se não gosta de cozinhar, encomende kits de congelados saudáveis.

• Não fique totalmente parado.
Manter uma rotina de atividade física é importante para manter os níveis de serotonina em alta, de preferência pela manhã pra dar aquele pique, mas não tem regras, se preferir faça em outro horário contanto que seja no mínimo 30 minutos por dia. Mesmo que seu espaço seja pequeno você pode fazer aeróbico pulando corda, polichinelos e fazer alongamentos no chão.
Colocar uma música para dançar no final do dia é uma boa alternativa para animar e queimar calorias.

• Crie uma rotina.
Acorde e troque de roupa, não fique de pijama o dia todo.
Se vai trabalhar em home- office prepare o seu cantinho de trabalho e já comece no período da manhã.
Faça uma agenda de limpeza de casa dividindo as tarefas com os demais familiares que moram com você.

• Mantenha contato com família / amigos.
Sentindo falta de conversar? Sabe aquele bate papo que teríamos num almoço em família ou num café com amigos? Não deixe de fazê-los! há vários aplicativos que nos permitem esta interação (Whatsapp, Skype, Zoom, Facebook).

• Mantenha sua mente ativa.
Leia um livro interessante ou faça um curso on-line.
Continue sonhando, mantenha o foco nos seus propósitos de vida.
Informe-se sobre a pandemia por fontes seguras e só passe pra frente informações que você tem certeza que são verdadeiras.
As Fake News só contribuem para aumentar a ansiedade.

Um alerta importante:
Desanimo, tristeza, fadiga acentuada, falta de interesse nas atividades, insônia ou sono excessivo, alteração de apetite, ganho de peso, podem ser sinais de depressão e fazem parte, também, do quadro de hipotireoidismo.

Deixe suas dúvidas aqui, fico a disposição para responder!

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Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

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