Glândula Suprarrenal e principais doenças.

Posted · Add Comment

A suprarrenal , também chamada de adrenal , é uma glândula localizada no abdome, mais precisamente acima dos rins e que é fonte de hormônios importantes para o equilíbrio da pressão arterial ,  da distribuição dos sais no nosso corpo e  também é fonte parcial de hormônios sexuais.

Um achado comum hoje em dia são os incidentalomas de suprarrenal . Trata-se de tumores que são achados em exames de imagem que não foi solicitado para investigação de doença adrenal .  Por exemplo, um paciente que vai ao pronto socorro por cólica renal ou dor abdominal e na investigação o médico solicita uma tomografia de abdome e encontra por acaso um nódulo na suprarrenal

Na abordagem do incidentaloma  pelo endocrinologista , a investigação através de testes laboratoriais e exames de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética)  tem por objetivos responder as seguintes questões:

  • É produtor de hormônios?
  • Tem características  sugestivas de malignidade?
  • É necessário operar?

O diagnostico mais comum é  o  adenoma adrenal não produtor de hormônios.  A imagem mostra sinais de benignidade , não produz hormônios e, quando tem  menos que 4 cm, o paciente  deve acompanhar sua evolução periodicamente.

Por outro lado podemos estar diante de um nódulo  produtor de hormônios adrenais como Cortisol, Aldosterona ou  Catecolaminas.

O excesso de cortisol leva a um conjunto de sinais e sintomas que é chamada de Síndrome de Cushing.   Ganho de peso anormal,  aumento da gordura abdominal com redução da gordura dos membros,  face arredondada , estrias róseas ou arroxeadas no abdome e  fadiga fazem parte deste quadro.

O excesso de Aldosterona causa hipertensão arterial . Alguns casos de hipertensão  que são difíceis de controlar com medicamentos   tem como causa a presença de um aldosteronoma que uma vez operado , o paciente não necessitará mais  de medicamentos para hipertensão

Menos frequentes  são os feocromocitomas, são tumores  produtores de catecolaminas e o quadro clínico é caracterizado por crises de palpitação  (aceleração do coração), elevações de pressão arterial, dor de cabeça e sudorese.

O incidentaloma também pode ser um tumor maligno. São mais raros e a caracterização pelos exames de imagem que irão indicar conduta cirúrgica.

A endocrinologia e a urologia são as especialidades clínica e cirúrgica, respectivamente, para tratar as doenças de suprarrenal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais