Hormônios Femininos, da Puberdade à Menopausa.

Posted · Add Comment

Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva.

A partir da puberdade a produção desses hormônios pelo ovário determina o ciclo menstrual.

A primeira fase do ciclo menstrual, que vai do primeiro dia da menstruação até a ovulação, é caracterizada pela predominância do estrógeno. Enquanto na segunda fase existe uma produção maior de progesterona.

A primeira fase é a preparação para uma possível concepção, a ação do estrógeno tem efeitos de melhora da pele e dos cabelos e causa sensação de mais vitalidade  na mulher e aumento da libido e lubrificação vaginal perto da ovulação.

Já a fase progestogênica  existe uma tendência  a inchaço, alteração de humor e aumento do desejo por doces e massas. A intensidade dos sintomas varia da mulher para mulher. É a famosa TPM.

A partir dos 45 anos inicia-se o climatério, redução da produção dos hormônios femininos. E posteriormente a menopausa , quando os ciclos menstruais cessam de vez.

A falta de estrógeno pode provocar:

  • Ondas de calor ou fogachos
  • Ressecamento vaginal
  • Redução da libido
  • Insônia, irritabilidade e depressão
  • Dores de cabeça
  • Palpitações cardíacas
  • Redução da atenção e da memória
  • Osteoporose
  • Aumento do colesterol

A terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa, ajuda a melhorar os sintomas relacionados e reduz o risco de osteoporose e infarto.

O estrógeno é o principal hormônio da TRH. A progesterona na TRH tem papel de prevenção de câncer de útero pois inibe o efeito estrogênico neste órgão.

A testosterona, conhecida como hormônio masculino é produzido pela mulher em quantidades menores. A sua deficiência na menopausa contribui para os fogachos e falta de libido. O seu uso pode ser associado quando a reposição estrogênica não é suficiente.

A indicação da TRH deve ser individual, e com acompanhamento  devido ao risco de fenômenos tromboembólicos , câncer de mama e câncer de útero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais