Nódulo de Tireóide

Posted · Add Comment

Os nódulos da tiróide são lesões arredondadas que podem aparecer nesta glândula localizada no pescoço. São muito comuns, com tamanho que pode variar desde milímetros até centímetros de diâmetro, e podem ser benignos ou malignos. O número de diagnósticos de nódulos tiroidianos tem aumentado nos últimos anos e cada vez se encontram mais nódulos pequenos que não são palpáveis.

Podemos dizer que aproximadamente 95% dos nódulos tiroidianos são benignos e não causam risco de vida. Geralmente são encontrados quando o médico faz o exame de palpação do pescoço ou quando pede um ultrassom desta região. Algumas vezes o próprio paciente nota a presença da lesão ao palpar o pescoço ou deglutir.

Para saber a causa do nódulo e assim instituir o tratamento adequado, o paciente deve ser avaliado pelo endocrinologista. O ultrassom da tiróide é um bom exame para caracterizar os nódulos pois vai determinar o número, a localização e o tamanho deles. Entretanto, o melhor exame para fazer um diagnóstico preciso é a punção aspirativa com agulha fina. Este exame na maioria das vezes define a causa do nódulo, se é benigno ou maligno, e assim, é possivel instituir o tratamento adequado.

Nódulos benignos pequenos, que não causam nenhum sintoma, podem ser somente observados em consultas periódicas através do ultrassom. A cirurgia é indicada para os nódulos benignos quando são maiores e causam desconforto para respirar e engolir, ou por motivos estéticos.

Em casos de nódulos malignos, isto é, cancer de tiroide, deve-se fazer a cirurgia de retirada da tiróide ou tiroidectomia, na maioria dos casos o tratamento com iodo radioativo e feito algum tempo após a cirurgia. Após estes procedimentos o paciente precisa tomar comprimidos de hormônio tiroidiano pelo resto da vida, para repor o que o organismo não produz mais e também para evitar a recidiva da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais