Osteoporose e a Alimentação

Posted · Add Comment

Osteoporose e Alimentação

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade dos ossos, o que leva a um aumento do risco de fraturas.  Ela  aparece de maneira silenciosa sem sintomas ou sinais como, por exemplo, dor ou dificuldade de andar. Por isso é comum  o diagnóstico ser feito  somente após a ocorrência de uma  fratura. O processo leva o osso a fica poroso e os locais de maior risco de fratura são a coluna, o fêmur e os pulsos.

Quem tem mais risco de ter osteoporose?

A Osteoporose pode acometer homens e mulheres mas é muito mais comum em mulheres brancas acima de 50 anos. Uma pesquisa realizada pela International Osteoporosis Foudation mostrou que   1 em cada 3 mulheres após os 50 anos tem osteoporose. Isto ocorre devido a queda de produção do hormônio feminino estrógeno, na menopausa. Ela está relacionada ao envelhecimento, por isso com  o aumento da sobrevida das populações houve aumento da incidência da doença. O uso crônico de alguns medicamentos (exemplo: corticoides),  algumas doenças genéticas, a deficiência hormonal masculina e as cirurgias para tratamento de  obesidade também podem causar osteoporose.

Dicas para prevenir osteoporose:

A ingestão adequada  de cálcio desde a infância é importante para prevenir a osteoporose. Duas a 3 porções de cálcio por dia   equivalentes a 250 ml de leite ou iogurte  ou 1 fatia de queijo são indicadas.

Outros nutrientes importantes para os ossos que são a vitamina D  e as proteínas, encontradas nos peixes, carnes  e ovos.  A vitamina D ajuda na absorção de cálcio no intestino e na adesão do cálcio nos ossos. E as proteínas fazem a estrutura dos ossos onde os minerais aderem.

Tomar banho de sol por 15 a 20 minutos por dia estimula a fabricação de vitamina D pelo organismo.

A prática de   exercícios físicos estimulam a musculatura e fortalecem os ossos e o equilíbrio, o que vai ajudar na prevenção de quedas. Os exercícios mais indicados são os de força e impacto com corrida e musculação.

Evitar o tabagismo e abusos de bebida alcoólica, sal, café e refrigerantes também aumenta a proteção das células ósseas.

Avaliação com especialista endocrinologista ou ginecologista para fazer o exame de densitometria óssea após a menopausa

Como é o tratamento da  osteoporose?

O tratamento da osteoporose  visa evitar fraturas. Além das medidas de prevenção citadas são  necessários suplementação de calcio e vitamina D e medicamentos que retardam ou revertem o processo de perda óssea.

Em caso de dúvidas ou sintomas consulte um médico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Dra Claudia Yamazaki

Endocrinologista - CRM 81989
Especialista em Doenças da Tiroide

endocrino@claudiayamazaki.com.br

Veja Mais